sexta-feira, 20 de março de 2015

Proposta 1: Composição e Memória Descritiva

No âmbito da unidade curricular Design de Comunicação Visual foi-nos proposta a realização de uma composição visual tendo por base uma obra musical.
A música eleita foi a “Ameno” dos Era, uma obra que alia o canto gregoriano a estilos contemporâneos. Ao ouvirmos este tema fizemos uma primeira interpretação mais transversal que resultou no despertar de alguns sentimentos, como a tristeza e o sofrimento, mas também na esperança e no apelo.
Tendo por base aspetos teóricos abordados em aula procedemos a uma segunda interpretação mais profunda a qual despoletou a elaboração de um esboço prévio que levou ao desenvolvimento da composição final.

Imagem 1: Capa (contorno quadrado com 12 cm de lado)

Assim sendo, se tivéssemos que definir o trabalho numa palavra, esta seria profundidade, daí a nossa reflexão se centrar primáriamente na discussão dos elementos no sentido convergente.

Perifericamente utilizamos o âmbar, uma cor quente,  que assim confere  uma sensação de proximidade, em contrapartida, no centro da capa utilizamos tons azulados, cores frias, que por sua vez manifesta perceção de distanciamento. A cor preta utilizada entre as duas anteriores intensifica a profundidade. 
Aliada às cores e ao seu significado temos a textura que também permite realçar o anteriormente referido, isto é, o âmbar ao aparentar a textura de uma nuvem e consequente movimento, ajuda a enfatizar a noção de proximidade e acolhimento. Ao invés, temos um cosmos central com uma textura de pontos distantes, que nos transmitem a ideia de infinito, distância e desconhecido.
Uma das nossas primeiras opções foi colocar um quadrado em forma de losango no centro da capa, bem como do CD, permitindo-nos mostrar a instabilidade que a música nos transmite e ao mesmo tempo utilizar a simetria que é uma das técnicas da comunicação visual; esta posição do losango na capa foi muito importante, na medida em que permitiu a incorporação de 4 triângulos isósceles associados mais uma vez à dinâmica de instabilidade que pretendemos evidenciar.
Uma vez que a música nos transmite um duelo entre o conhecido e o desconhecido, o acessível e o inatingivel, consideramos que ao colocar um círculo (elemento básico da comunicação visual) no centro do losango criamos uma “janela” que nos permite espreitar para o obscuro. Obscuro este que é rasgado por um feixe de luz que abre caminho para a perfeição, para a paz, para o divino, para o despertar, para a vida, simbolizado pelo foco de luz no centro de toda esta compilação de elementos que representa a essência da música.
Procedemos à pesquisa histórica da música e constatamos que a sua origem remonta aos tempos primórdios, em particular à expressão de simbologia pagã. Neste contexto, pretendemos incorporar esses elementos na composição sob a forma de pentagramas. Para, mais uma vez, enfatizar a instabilidade sentida ao longo da música decidimos construir o elemento acima referido utilizando triângulos, resultando, por sua vez, numa figura de cinco pontas que, pela lei do fechamento, origina um pentágono no seu centro. Utilizamos, igualmente, a lei da semelhança na medida em que os triângulos são todos eles iguais tanto na sua dimensão como na cor o que cria uma unidade. Por último, está ainda presente a lei da proximidade uma vez que a adjacência e posição dos triângulos constitui a unidade final. Os princípios acima enumerados pertencem ao conjunto de Leis de Gestalt.
As diferenças presentes na capa do CD e no CD propriamente dito residem na supressão de certos elementos como as estrelas, o círculo central e a cor preta que intensificava a profundidade pretendida. Estas alterações foram levadas a cabo por motivos de simplificação.

Imagem 2: CD (contorno circular com 11,5 cm de diâmetro)

Na elaboração deste projeto fizemos questão de utilizarmos vários programas, a saber o Adobe Illustrator e o Adobe Photoshop, de forma a complementar o trabalho e desenvolver as nossas capacidades nas diferentes plataformas que certamente nos serão bastante úteis no futuro. Começamos por realizar um tratamento prévio às inúmeras imagens utilizadas na composição recorrendo ao Photoshop, procedendo de seguida à montagem das várias componentes do projeto utilizando as diversas ferramentas do Illustrator.

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