O design está presente em tudo nas nossas vidas. Tudo aquilo que chega aos nossos olhos está repleto de significado, de significado que varia consoante o contexto, o estilo de vida e a singularidade de cada ser humano!
Obviamente que todo esse significado é descodificado com os tais elementos básicos da comunicação visual. Como tal, iremos fazer uma pequena abordagem sobre cada elemento, de acordo com o livro "Sintaxe Da Linguagem Visual - Donis A. Dondis - 72.dpi":
O ponto
é a unidade mais básica, mais redutora e primitiva da comunicação.
A linha
A linha é um conjunto de pontos; vários pontos muito próximos dão a ideia de direção, movimento e gera a criação do tal elemento básico, a linha.
A forma
Todas as linhas vão dar formas, mais arredondadas ou mais rectilíneas. Existem 3 formas básicas: o círculo, o quadrado e o triângulo.
Direção
O quadrado expressa uma direção vertical e horizontal associado ao bem-estar, sobretudo, visual; o triângulo tem-lhe associado uma direção na diagonal que significa a estabilidade; para o círculo, a direção associada são as curvas que representam a abrangência e a repetição.
Tom
Graças às variações de luz ou de tom é possível distinguir a complexidade da informação visual que nos é transmitida todos os dias.
Cor
Cada cor possui inúmeras simbologias, o que permite atribuir um leque muito vasto de significados.
Textura
Este elemento visual é muitas vezes o substituto do tato. No entanto, é possível reconhecer a textura tanto pelo toque como pelo olhar.
A escala
Este elemento visual evidencia-se por contraste, isto é, é difícil ter a perceção do "grande" se o "pequeno" não existir.
Dimensão
A dimensão é conseguida através da criação de perspetiva aliada ao contraste de tons, nomeadamente, de sombras e de luzes.
Movimento
O movimento é muito difícil de ser conseguido em papel e só algumas técnicas como dimensão ou ilusão de textura associadas à distorção da realidade podem gerar a ideia de movimento.
"Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos." (Livro "Sintaxe da Linguagem Visual")
Sem comentários:
Enviar um comentário